Curiosidades

-> Com 1220 metros de altura, o Vesúvio não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em atividade, mas não expeliu lava. Especialistas acreditas que se entrar em atividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.

-> Os vulcanólogos italianos descobriram que existe uma rocha enorme obstruindo a boca do vulcão, como se fosse uma rolha de garrafa.

-> Em 1995, o governo italiano traçou um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal objecito do plano é evacuar 700 mil pessoas que moram nas áreas de maior risco num período de sete dias.

-> A sua erupção mais intensa ocorreu no dia 24 de agosto do ano de 79, quando o vulcão entrou em erupção e a lava quente cobriu as cidades de Pompéia e Herculano com uma camada de dois metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tetos das casas que desabavam.

-> Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de Agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem super aquecida. Doze horas depois, a erupção já teria matado milhares de pessoas.

-> O Monte Vesúvio era olhado pelos Gregos e pelos Romanos como um local sagrado por pensarem que o Herói e Semi-Deus Hércules ter lá nascido. A cidade de Herculano foi assim baptizado em sua homenagem.

-> A área à volta do Vesúvio foi oficialmente declarada um Parque Nacional italiano no dia 5 de Junho de 1995.

5 comentários:

Unknown disse...

Imenso jeito para o projecto da escola ;)

Mrs. Nathany disse...

Otimo resumo,esta me ajudando a realizar a pesquisa de ciências sobre as consequências do vulcão vesúvio!!!Valeu mesmo cara,me ajudou a pakas!!!

Unknown disse...

vlw ajudo muito

Unknown disse...

Obrigado meu bro

Unknown disse...

Eu tive um trabalho sobre isto