Erupção De 79 d.C.

Antes de 79 ->

Durante o primeiro século, Pompeia era apenas uma das várias cidades localizadas na base do Monte Vesúvio. Esta cidade tinha uma enorme população, das maiores mundiais naquele tempo, devido à reconhecida fertilidade dos seus terrenos. Uma das cidades vizinhas de Pompeia era também enorme, Herculano.

A erupção de 79 foi precedida de um enorme e podesoro sismo 17 anos antes em 62, que causou enorme estragos nesta baía de Nápoles, e particularmente a Pompeia. Aliás, alguns estragos ainda não tinham sido reparados quando o vulcão entrou em erupção. No entanto pensa-se que deve ter sido um evento tectónico e não o acordar do vulcão.

Os sismos que se estiveram associados a esta erupção começaram em 20 de Agosto de 79 e começaram a repetir-se intensamente e cada vez mais fortes até dia 24. Os romanos não tendo ainda a consciência do que isto significaria foram então surpreendidos com a enorme explosão que iniciou a erupção. Coincidência ou não a erupção no dia 24 de Agosto de 79 coincidiu com o dia do Festival ao Deus Romano do Fogo.


Como e onde estariam estas duas grandes cidades romanas


79 d.C. ->

Pensa-se ter durado 19 horas e ter libertado 4 Km Cúbicos de poeira e rocha sobre uma enorme área à volta do vulcão. A erupção terá-se iniciado com uma enorme libertação de lava que cobriu 2 metros de Pompeia e só depois, aí sim deu-se esta libertação de poeira que cobriu completamente as cidades em camadas de 10 a 15 metros.

Estimativas apontam que Pompeia era habitada por 25000 habitantes e Herculano cerca de 10000. Não se sabe quantas pessoas morreram, mas cerca de 2000 cadáveres foram recuperados de terem ficado soterrados pelas cinzas. Apesar do baixo número estima-se que mais de 75% da população terá sido vítima da explosão.

Apesar de haverem sobreviventes e provavelmente terem havido operações de salvamento, estas duas cidades ficaram esquecidas até ao séc. XVIII, altura em que escavações as descobriram.

A erupção mudou o trajecto do rio Sarno e elevou a costa fazendo com que a própria Pompeia já não estivesse junta ao Mar. As descobertas geológicas da exploração das ruínas foram surpreendentes e ajudaram a compreender o fenómeno.

Este é um dos achados mais famosos e foi encontrado em Herculano. O esqueleto foi chamado de "Senhora do Anel".

Nenhum comentário: